20 de abr. de 2005

De todas as manias do povo brasileiro, a que eu tenho mais medo são as receitas caseiras, seja de remédios, comidas ou qualquer coisa que o valha.
Acho linda a nossa cultura, a soma de raças, credos, e tudo o que isso significa, mas ultimamente tenho visto o exagero a que esse jeito despojado de viver pode levar.
Nunca pude comprovar tão claramente o velho dito popular: "de médico e louco todo mundo tem um pouco"....
Eu já ouvi todo o tipo de receitas e simpatias existentes na cultura brasileira, poderia até escrever um livro sobre o assunto!! É pra crescer osso, pra endurecer, pra anemia, pra infecção, pra cicatrização, enfim, pra tirar todo tipo de zica, uffffffa!!!!!!!!!
O pior de tudo é que existe uma certa tradição na minha família de tentar sempre o "tratamento natural", apesar de se visitar um médico (às vezes com mta relutância).
Já dá pra imaginar os quebra paus que acontecem aqui em casa, qdo alguém tenta me convencer a tomar alguma coisa estranha garantindo que é bom pro osso. Às vezes, se percebo que não me fará mal comer ou tomar aquilo (um suco, por exemplo), até tomo, pra evitar brigar com a minha mãe, mas fala sério, existe alguma comprovação científica ou lógica de que pêra batida com guaraná cura anemia? Gente, ninguém merece!!!
Se metade das coisas que o povo inventa funcionassem mesmo, não existiriam remédios, gente!
E sabe o que escuto quando me recuso acreditar nesses absurdos? Que eu não quero me ajudar!!! Está difícil ser eu, viu.
Acredito em medicina alternativa, acupuntura, chás, mas nunca abandonando o bom senso e a medicina tradicional.....

Só para fechar esse post-desabafo, olha a pérola que ouvi esta manhã: minha tia, que é diabética e se recusa terminantemente a procurar um médico já que se trata espiritualmente, está com uma alergia horrível na perna......aí ela me liga, perguntando se soro fisiológico é bom......(não sei porque eu ainda abro a boca pra explicar alguma coisa, já que não tenho moral nenhuma na família, ninguém escuta uma palavra do que eu falo, nem minha mãe!!).....e foi quando descobri que algum ser acéfalo falou pra ela lavar a perna com água misturada com Lysoform. Desinfetante cara!!!!!!!! De onde saem essas idéias esdrúxulas? Desnecessário dizer que minha tia, com 78 anos, estava seguindo à risca esse "tratamento"....


Depois dessa, fui! Antes que apareça uma nova receita pra mim!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário