25 de abr. de 2005

Louca obsessão

Image hosted by Photobucket.com
Pode parecer que esse blog virou fonte de críticas literárias e/ou cinematográficas, mas juro que não é o caso.
É que simplesmente não poderia deixar de comentar sobre o clássico que assisti ontem na TNT.....
Sim, é um filme antigo, de 1990, e na verdade eu já o havia assistido na época, mas só agora pude compartilhar as sensações do personagem principal. Vou explicar melhor.
O filme é Louca Obsessão(Misery), baseado no livro de Stephen King, com James Caan no papel do "mocinho", um escritor best seller, e Kathy Bates(Oscar de melhor atriz nesse filme), que interpreta uma fã desse escritor, totalmente alucinada e psicopata.....Pois bem, resumindo a história, eis que um belo dia esse escritor sofre um acidente de carro, bem grave e quem o resgata e passa a cuidar dele??? Justamente a fã psicótica.....e aí uma série de coisas acontecem, e claro que não vou contar o final aqui.....
Mas a interpretação dos dois é tão perfeita, que não podia deixar de comentar. James Caan na pele do acidentado consegue transmitir praticamente todas as sensações que a gente tem na mesma situação. No filme, o personagem sofre fraturas múltiplas, é pé, pernas, braço, enfim, se quebra todo e fica imóvel numa cama por meses e posteriormente consegue usar a cadeira de rodas, e como essa situação é beeeeem familiar, prestei atenção a vários detalhes e realmente, ficou perfeito! Por exemplo, um movimento mínimo que vc faça, ou um leve esbarrão, causa uma dor tremenda, o sentimento de desamparo e total dependência das outras pessoas, pra fazer coisas banais, como escovar os dentes, os famigerados banhos de paninho molhado......afff, só de lembrar me dá arrepios!
E qdo ele usa a cadeira de rodas, então? A minha cadeira é como a do personagem, com apoio para as pernas, mas em comparação com ele eu ainda tenho a desvantagem de não poder usar os dois braços para movimentá-la, já que meu braço esquerdo ainda está quebrado. Sabia que se vc usa apenas uma mão pra mover a cadeira ela anda em círculos? Arrrrrrrrrrrrrrghhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!! Qts chiliques eu já tive, querer pegar uma coisa que está a 10 cm de vc e qdo a cadeira anda, ela vai desviando, desviando......terrível!
E o personagem tem uns acessos assim, uma raiva que vem de dentro, aquela impotência, de vc não conseguir fazer as coisas! Tem uma cena ótima, cai um objeto no chão e ele se contorce todo para tentar alcançá-lo....caramba, eu já estou craque em usar a ponta do dedinho da mão pra empurrar algo que eu desejo pegar...ou mesmo o pé, já pego até o controle remoto qdo ele cai no chão(umas 10 vezes por dia!!!).
Não sei se o Stephen King escreveu o livro baseado em sua própria experiência como acidentado, já que ele sofreu um acidente bem sério e também usou Ilizarov (eu fiz um post sobre isso no começo do blog), mas a adaptação do filme está muito boa......

E só para encerrar, eis a cena que me motivou a escrever este post.....sabe ali na figura, aquele martelo/marretinha que a gordinha está segurando? Num dado momento, ela surta e resolve quebrar os 2 tornozelos do coitado com aquilo......cara, juro que chorei junto com ele, porque lembrava exatamente da dor no meu tornozelo.....que aliás, ainda me persegue.....
Assistam o filme e me contem o que vcs acharam......

Soundtrack:"Twisted Nerve" - Bernard Hermann

Nenhum comentário:

Postar um comentário