26 de jul. de 2004

Mobilidade X Ilizarov

Antes que todos que entrem aqui pensem que usar um lizzie é terrível, que te impede de fazer as coisas etc, vou fazer um post esclarecendo os fatos...
A maior parte das pessoas que precisa usar esse aparelho em alguma fase da vida, normalmente tem uma diminuição no ritmo de vida, mas alguns mortais conseguem até continuar trabalhando, dirigindo e ou mesmo pedalando - outro dia minha mãe viu um mané passeando de moto com uma gaiola na perna. Sem noção esse, hein!
Mas de um modo geral, a coisa evolui da seguinte forma: cirurgia, uns dias de repouso, par de muletas sem encostar o pé no chão, andador ou uma muleta apenas e tocando o pé no chão, podendo até acontecer do paciente caminhar sem ajuda alguma, mesmo com a gaiola. Óbvio que estas condições são em casos comuns, sem gravidade, onde a pessoa tenha fixador em apenas um membro e lembrando que entre uma fase e outra passam vários meses, e às vezes, poucos anos.
São as condições do paciente que limitam os seus movimentos, e usar um ilizarov pode ajudar a arranjar várias situações limitantes...é como se diz em Cold Case: "cada caso, um desafio, cada vítima, uma história"...
Falando sério, acho que é desnecessário dizer o quanto o membro fica sensível com esse monte de fios e pinos, existe uma grande tendência a inchaços, o que aumenta a dor; o aparelho pesa muito, o que dificulta caminhadas de longas distâncias; no começo, não se pode por o pé no chão, exigindo muletas ou cadeira de rodas para locomoção...entre outras coisinhas....mas, conforme a indicação médica, com o passar do tempo e muita fisioterapia, ocorre uma melhora do quadro e a pessoa adquire maior independência, pois é capaz de ter uma melhor locomoção.
Até mesmo porque, é quando vc coloca o membro afetado no chão - com ordem médica, pelamordedeus - e inicia a caminhar colocando um pouco de peso nele, que a calcificação propriamente dita acontece, é assim que o osso fica "bom".
Então, não se espante ao ver algum engaiolado na fila do banco ou caminhando no shopping, isso é possível!!
A história que eu conto aqui nesse blog é a minha, uma pessoa que pasta usando um ilizarov, assim como a maioria das pessoas que conheci, pessoalmente ou virtualmente. São histórias que envolvem acidentes, traumas, dores, idas e vindas intermináveis a hospitais, perdas, sangue, suor e lágrimas, literalmente. Mas a gaiola não deve nunca ser associada somente a isso, já disse antes, é pelo ilizarov que minha perna pode ser salva, mas é que só quem já passou pela experiência do lizzie pode entender essa relação de amor e ódio....
No meu caso especifico, estou há um ano sem poder andar, pois não posso ainda por o pezinho no chão, o que seria facilmente resolvido com um belo par de muletas, mas....hahaha....nada é tão fácil assim.....meu braço esquerdo esta quebrado - sim, ainda - então, o que me resta é o meu trono de rodas(digamos assim, minha cadeira de rodas é king size, apesar de eu ser nanica!!)
Aí, meus queridos leitores, é que a mobilidade vai para o brejo. Por que depender de cadeira de rodas numa civilização que não esta preparada para esse meio de transporte é o fim da picada. Juntando todas as dores e dificuldades do lizzie mais as barreiras do transporte, qqr pessoa entra em depressão e fica de mal do mundo!!! E é um pouco assim que meu humor tem estado, mas esse tópico continua no próximo post....senão, não acabo hj!

Fui..

Soundtrack: "1º de julho" - vs Cassia Eller
....sou fera, sou bicho, sou anjo, sou mulher....

Um comentário:

  1. Anônimo5:27 PM

    OLÁ MEU NOME E KARLA, EU TAMBÉM SOFRI UM GRAVE ACIDENTE DE MOTO NO IA 12.05.09, E TB ESTOU EM UM INTERMINAVEL TRATAMENTO, FRATUREI MINHA PERNA ESQUERDA EM TRÊS PEDACINHO TANTO A TIBIA QUANTO Q FIBIA,SOFRI 10 CIRURGIA ESTOU SENDO TRATADA NO HOSPITAL DAS CLINICAS, OS MÉDICOS LA SÃO MARAVILHOSOS, O MESMO DIGO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM E FISIO, OLHA SEI BEM O QUE VC ESTÁ SOFRENDO POIS EU TB SOFRI TUDO ISSO ESTOU COM ILISAROV SOMENTE A 5 MESES, GRAÇAS A DEUS EU NÃO PERDI MINHA PERNA POIS, PARA AJUDAR EU AINDA TIVE PERDA MUSCULAR E DE PELE, PRECISEI FAZER UM REETALHO NO MUSCULO E UM ENXERTO DE PELE, MAS GRAÇAS A TODA EQUIPE MÉDICA FOI UM SUCESSO HOJE EU ESTOU BEM MELHOR, MAS ENGORDEI MUITO DEVIDO A TER QUE FICAR NA CAMA, TER PARADO DE FUMAR, E INFELIZMEENTE TODA HORA EU ATACO A GELADEIRA NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, ESTOU MORRENDO DE VONTADE DE ENTRAR EM UMA ACADEMIA SO PARA MALHAR BRAÇOS E BARRIGA MAS NÃO SEI SE POSSO, POIS TODA VEZ QUE PARO DE TOMAR ANTIBIOTICO MINHA PERNA INFECCIONA NÃO SEI MAIS O QUE FAÇO, JA FAZ CINCO MESES QUE EU ESTOU TOMANDO CEFALECINA E GOSTARIA DE SABER SE VC TB E ASSIM NECESSITA DE TOMAR REMÉDIO SEMPRE?? MAS FAZER O QUE NÃO É MESMO TEMOS QUE AGRADECER MUITO A DEUS POR ELE NOS CONCEDER UMA NOVA OPORTUNIDADE DE VIDA, POIS NO MEU CASO EU SOBREVIVER JA FOI UM MILAGRE E AINDA ESTAR CM MINHA PERNINHA DAI JA É MUITA BENÇAO MESMO, POR ISSO TENTO AO MAXIMO TER PACIENCIA, AINDA MAIS QUE MEU CASAMENTO ESTAVA MARCADO PARA O DIA 12 DE SETEMBRO DE 2009, MAS POR CAUSA D ACIDENTE EU PRECISEI ADIAR, NO PRIMEIRO INSTANTE EU FIQUEI MUITO TRISTE MESMO, MAS DEPOIS COM A AJUDA DO NOIVO MARAVILHOSO QUE DEUS ME DEU ESTAMOS SUPRENDO JUNTOS ESSA BARRA. BOM VOU FICANDO POR AQUI POIS, SE FORMOS RELATAR TUDO TUDINHO QUE PASSAMOS PODERIAMOS ESCREVE UM LIVRO RSRSRS.

    BJS TUDO DE BOM KARLA

    ResponderExcluir