2 de jun. de 2004

Reportagem do JC Online

Encontrei esse texto em uma das minhas pesquisas pela internet e apesar de ser um pouco antigo(98) e eu não concordar com algumas coisas citadas, mesmo assim merece ser colocado aqui, pois é muito difícil encontrar qualquer informação sobre o Ilizarov em português, ao contrário do que vejo em inglês, existem milhares de sites, sobre todos os tipos de coisas relacionados ao lizzie, incluindo muitos blogs e sites pessoais, o que eu ainda não achei aqui no Brasil. Aliás, minto, achei a Aninha, o que considerei um milagre, pois ela mora aqui do lado, em São Vicente...
Bom, lá vai:

Método de Ilizarov foi criado na antiga União Soviética há 40 anos
por JOMERI PONTES

Pessoas que perderam tecido ósseo das pernas ou braços devido a fraturas e infecções provocadas por acidentes, ou mesmo aquelas com acentuados problemas congênitos (extremamente zambetas, cangalhas ou com um membro mais curto que o outro) podem voltar a ter seus membros funcionando normalmente. Isso já é possível, hoje, devido ao emprego de uma técnica revolucionária ainda pouco difundida no Brasil - o Método Ilizarov -, que permite a retomada do crescimento do osso até o seu tamanho natural.
A técnica consiste na colocação - na perna ou braço do paciente - de um aparelho mecânico formado por três ou quatro anéis, fios e pinos de aço, através do qual o osso vai sendo manipulado, aos poucos, de forma a ter alterado o seu processo biológico. O resultado é que ele termina estendendo-se ou corrigindo sua postura, conforme o caso.
Os médicos Otávio Borba e Guilherme Cerqueira, que trouxeram o Método Ilizarov para Pernambuco, citam uma série de vantagens no seu emprego em detrimento das técnicas clássicas para tratamento de deformidades ósseas. A sua aplicação não dói, a manipulação pode ser feita da forma que o médico quiser, o alongamento do osso pode chegar a 10cm na primeira intervenção e mais 10cm na segunda. Além disso, há a recuperação do osso perdido, com o osso néo-formado mantendo a mesma resistência e evitando, assim, a amputação do membro.
"Com três dias de operado, o paciente já leva uma vida perto do normal", explica o médico Otávio Borba, acentuando que dias após já é possível ao usuário caminhar, nadar, mergulhar, correr e até jogar bola. "O período de recuperação varia de caso para caso, mas pode ser reduzido bastante, caindo para até 75 dias, porque o anel metálico pode puxar cada uma das extremidades do osso, agilizando, assim, o seu crescimento", explica.
Além dessas, há ainda outras vantagens como a possibilidade de se corrigir a postura do membro, bastando para isso apenas que se mexa nas hastes; usar anestesia local, se o paciente não tiver indicação clínica para anestesia geral; e tomar banho de mar já no oitavo dia após a operação. E mais: não é preciso cortar a pele do paciente, havendo baixa agressão cirúrgica e pouco sangramento.

ACIDENTADOS - Vítimas de tiros, de acidentes de carro e atropelamentos, mas, sobretudo motoqueiros têm sido os principais usuários do método, que no Recife já chegam a mil pessoas. "Muitas vezes um motoqueiro perde quase toda a tíbia num acidente ou deixa lá no chão uns 15cm do osso. Há cerca de 10 anos, a solução seria amputar a perna, mas hoje, mesmo se houver infecção, aplicamos o Método Ilizarov", explica Otávio Borba. "Com a transportação do osso a 1mm por dia, há tempo suficiente para a reconstituição perfeita dos novos vasos e da circulação", observa ele.
Antes da existência do método, os acidentados tinham grande probabilidade de perder a perna devido a uma pseudo-artrose, que é uma fratura onde o osso não se consolida, ficando mole. "A saída era, então, recorrer às cirurgias clássicas, à colocação de uma prótese ou, em último caso, à amputação. Hoje, contudo, a realidade é outra, mesmo nos casos onde os ossos ficam totalmente esfacelados ou têm infecção em altíssimo nível", frisa Borba.

ANÕES - Os médicos alertam, contudo, que o uso do Método Ilizarov é indicado apenas para corrigir deformidades e tratamento de fraturas. "Já apareceram anões e pessoas baixinhas em geral querendo aumentar de estatura aqui", contam, exemplificando entre os vários casos, o de uma moça que se dizia insatisfeita por ter 1m60 de altura e que queria ficar com 1m70. "Isso até seria possível do ponto de vista científico, mas não é essa a finalidade da técnica".
Fonte: JCOnline-17/05/98

Cangalha: pernas arqueadas
Zambeta: pernas tortas
(Dicionário Aurélio)

Comentários pessoais:
Se vc mora em Santos, não recomendo de modo algum entrar no mar com uma gaiola, sob sério risco de infecção...se vc for de Pernambuco, estado de origem da reportagem, evite entrar no mar em área de risco de ataques de tubarão - usando ou não gaiola - sob o risco de vir a necessitar realmente de um ilizarov (se vc tiver sorte!).....
Em relação aos prazos de recuperação citados na reportagem, acho que são extremamente positivos, e não retratam a realidade da maioria dos usuários do lizzie, que usam o aparelho por muitos meses e em muitos casos, anos.
Quanto às atividades físicas, correr e jogar bola são para pessoas muito sortudas mesmo. Eu ficarei exultante o dia que for liberada pra por o pé no chão....e já se vão 10 meses de lizzie....

That´s all, folks

Soundtrack: estou ouvindo "The Darkness".....coisas da Muvuca....

5 comentários:

  1. bom eu tenho 14 anos, devido um problema que eu tive quando eu era criança, hj minha perna direita ñ c desenvolve como a esquerda. a perna direita é menor que a esquerda 5cm, e mais fina tbm...
    hj eu uso uma palmilha dentro do tênis de 3cm,é o mais próximo que posso chegar, pois se eu usar uma palmilha com 5cm o pé ñ cabe dentro do tênis, mas mesmo eu usando uma palmilha de 3cm eu sou obrigada a usar só tênis de cano longo e isso me incomoda pois no calor soa muito e sem contar que a palmilha cansa o pé...
    me consultei com um ortopedista e pedi oq poderia ta sendo feito, e ele me disse da gaiola e me explico um pouko sobre ela, e me encaminhou pra passar com outro médico.
    mas ele disse se eu realmente quiser colocar a gaiola eu tenho ki pensar muito e ver se é realmente oq eu quero...
    ainda estou em dúvida pois sei que minha vida vai mudar muito. então estou aki pra ver se eu consigo encontra alguém que esteja por dentro desse assunto pra me auxiliar no que eu devo fazer...
    aguardo respostas

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4:35 PM

    estou usando o ilisarov tem 50 dias,no femur E pois tenho luxaçao congenita ,e achei um absurdo o amigo de cima dizer que com 10 dias ja pode ir na praia jogar bola e etc.meus amigos vc tem que ter um preparo muito bem piscologico para colocar essa gaiola pois e uma vida cheia de limitaçoes tem quase doiz meses que a unica coisa que consigo fazer e so tomar banho ,nao consigo deitar e levantar sozinha,e um penrreio.totalmente limitada dormir so de barriga para cima sem contar que esses buracos dos ferrinhos inflaman e ardem pacaramba,tem que usar muita pomada e cuidar muito bem,vida social so tv e internet,mas me animo sei que DEUS me tem dado força e superarei isso logo,ninguei se iluda que colocar ilizarov e assim tao facil.eu tive todo um preparo antes pois paguei particular.para realizar a cirugia ,e mesmo ass im nao tem sido facil..mas força e fe em DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi "Anônimo". Gostaria que, se possível entrasse em contato comigo pelo e-mail, também irei usar por causa da Displasia. Aguardo. Contato: luanacaroline.geografia@gmail.com

      Excluir
  3. Bom dia,
    Moro em Uberlândia Minas Gerais, tenho dificuldade em encontrar médicos que atendem por convênio médico, executando tratatamento com fixador externo. Tenho pseudoartrose na tíbia já faz 18 meses. Dizem que o plano de saúde demora a autorizar, prejudicando todo o tratamento.
    Grato
    cristianoleite_eng@yahoo.com.br

    ResponderExcluir