21 de mar. de 2005

Efeito Borboleta


Quando eu estava na faculdade (putz, pareço velha falando!!), fiz um ano de estágio estudando a teoria do caos e fractal e sua interação na zootecnia, mais precisamente na nutrição animal. Particularmente, essa foi a maior viagem da minha vida, e eu juro que estava sóbria qdo decidi por isso. Na verdade, acho a teoria muito boa e aplicável em inúmeras coisas, mas no caso específico, realmente ERA uma viagem.
Eu tenho uma queda por teorias estranhas e polêmicas, principalmente as "teorias de conspiração"... a teoria dos 6 graus de separação (idéia inicial do Orkut) - e eu poderia escrever posts e mais posts provando que essa teoria acontece na real....já encontrei pessoas em comum nas mais estranhas situações! - e a mais recente que me pegou é a teoria do discutida no best seller "O Código Da Vinci".

Mas tudo isso é pra falar do filme que assisti ontem: Efeito Borboleta, com o Ashton Kutcher. Minha amiga trouxe o DVD, (que tinha sido indicado pela terapeuta dela) achando que poderia ser útil pra mim também.
A idéia do filme é baseada no conceito que também o nomeia, o chamado efeito borboleta: "o vôo de uma borboleta desse lado do mundo pode causar uma grande tempestade daqui a um mês do outro lado do planeta". (veja mais aqui.)
Explicando melhor, uma atitude que vc ou qualquer outra pessoa toma hoje, afeta não apenas a sua vida, mas tem influências inimagináveis em outras coisas no mundo. Viagem? Pode ser, mas o fato da previsão meteorológica ser tão difícil de se acertar é totalmente baseda neste conceito.
Mas voltando ao filme, o personagem tem um certo poder psíquico que o permite voltar no tempo e consertar situações traumáticas para ele e para os amigos, mas justamente, cada alteração que ele faz muda o curso das coisas para todos, e nunca de forma satisfatória. Traduzindo: cada vez ocorre uma cagada maior ainda!!
Como já era de se esperar, eu e a Vi ficamos analisando as diversas situações no filme e extrapolando para o nosso cotidiano, caso fosse possível mudar o passado.
Muitas vezes ficamos presos a coisas que nos aconteceram, atitudes precipitadas que tomamos, palavras mal pensadas que ganham vida própria e não percebemos o óbvio. Quem vive de passado é museu; quem fica parado é poste; o que passou passou; já foi; nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia.
Já que é impossível voltar no tempo, o que resta é saber aproveitar a situação do agora, que é verdadeiramente o que nós temos e o que fazer do nosso futuro, para não repetir os mesmos erros.
De nada adianta remoer o passado, isso só desgasta e deprime, já que o mundo de fantasia que podemos criar em nossa mente, não existe.

Se eu pudesse voltar no tempo, mudaria o dia em que fui pela primeira vez no Torto. Pois assim odiaria o lugar e assim, era capaz que o acidente não acontecesse. Mas ainda tem outros conceitos....será que foi por "acaso"? Sendo assim, realmente eu não passaria por isso, caso eu mudasse esse fato. Ou Destino? eu poderia voltar do supermercado e ser atropelada....e passar por isso do mesmo jeito. Onde fica o livre-arbìtrio???
E a pergunta mais importante....onde entra Deus nessa história? Vc acredita Nele?


Fui!!!

Soundtrack: "O último dia" - Paulinho Moska
....o que vc faria, se só te restasse esse dia? se o mundo fosse acabar, me diz o que vc faria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário