1 de jul. de 2004

Medicina hiperbárica

Ultimamente, um grande número de pessoas tem me perguntado sobre a hiperbárica, achando que eu ainda estou fazendo esse tratamento, confundindo tudo...
Na verdade, fiz 80 sessões, enquanto estava internada, de junho a outubro de 2003, porém quando tive alta hospitalar, encerraram-se também as sessões. Antes de usar o aparelho, só tinha ouvido falar nisso por causa do Maico Jackson, pois sempre saíam notícias tipo "oh, ele dorme numa câmara hiperbárica, para não envelhecer, etc", depois é que fui saber o funcionamento da coisa...
As indicações médicas são muitas, mas o grosso do atendimento são os queimados e pessoas com ferimentos graves, qualquer que seja a origem e que precisam de cicatrização, sem correr riscos de infecção. O mecanismo de funcionamento e outras informações podem ser vistas aqui
Não há crescimento ósseo com esse tratamento, e, depois que a regeneração atinge seu limite, há o chamado tecido de granulação, e não há mais o que fazer com a hiperbárica nesse ponto; dependendo do caso, recorre-se aos curativos, enxertos, ficando a critério médico.
Essa câmara parece o caixão da branca de neve ? acabei com o glamour do Maico ? você entra numa maca especial, a portinha é fechada e começa o martírio. Nos primeiros 15min, há uma compressão, como se fosse uma seringa, onde o ar de dentro da câmara fica composto por 100% de oxigênio. Na ½ hora seguinte, você fica lá, recebendo esse ar "especial" e nos 15 min finais, há a descompressão, e o retorno para a "normalidade". Não sei se conseguirei descrever aqui, mas, quando digo martírio, refiro-me a sensação de estar dentro do aparelho. É totalmente claustrofóbico, um horror, uma sensação pavorosa. E pra mim, que estava com uma lesão muito séria, a dor que eu sentia durante a sessão, era aterrorizante, indescritível. Se não bastasse isso, a pessoa lá dentro não escuta nada do mundo exterior, o que aumenta o desespero, e o lugar é tão pequeno, que não permite inclinações do tronco, ou seja, show de horror mesmo...pra se ter uma idéia, eu tinha a dor, queria chorar, mas não tinha coragem, por que eu tinha medo de sei lá, sufocar lá dentro, me engasgar, e se vc precisar sair de lá por qualquer motivo, não se pode abrir a câmara na hora, tem que esperar descomprimir o ar, então, pirava nessa paranóia e tentava ao máximo não chorar...nos últimos dias, quando não doía mais tanto assim, eu tentava cantar lá dentro, e por incrível que pareça, só conseguia pensar numa música - Stairway to heaven - e, ficava sempre na primeira estrofe, salvo os dias mais dolorosos, onde eu cantava a parte final, porém, quando abria a portinha novamente, eu literalmente desabava, chorava como uma louca, e uma frase vinha na minha mente: and she´s buyin a stairway to heaven....pra finalizar tudo...e depois, eu ficava com dor o dia todo....
E tem gente que dorme lá dentro!!!!!!!!!! Inimaginável!!!!!!!
Apesar disso, a hiperbárica para mim foi a salvação (não tirando o apoio da equipe médica, muito menos a permissão de Deus), mas sem esse tratamento, não acho que seria possível a recuperação. Tive muita perda de tecidos, músculo, veias e artéria, e a hiperbárica foi fundamental na regeneração, e ajudou muito na circulação também. O crescimento ósseo, posterior a esse período, deu-se por causa do ilizarov, entre outros fatores, mas sem o lizzie, não haveria transporte ósseo.
Ainda faço curativos, agora em dias alternados, pois uma grande parte da perna ainda está com tecido granulado, ou seja, tipo carne viva, e por isso, no fim do tratamento com o lizzie eu precisarei fazer uma visitinha no Pitanguy, mas até lá, ainda tem chão...

Em tempo: cada sessão custa em torno de R$ 300,00, mas, como estou pelo SUS, graças a Deus, não precisei arcar com esse tratamento. Porém, desde dezembro passado, devido a problemas de repasse de verbas, a Santa Casa não trata mais pacientes do SUS na hiperbárica, apenas convênio e particular. Ou seja, até nisso eu tive sorte, pois se fosse esse ano, não sei o que seria de mim, já que não teria condições econômicas para 80 sessões pagas...
Deus obrigada!!!!!!!!

Soundtrack: "Stairway to heaven" - Led Zeppelin
...and she´s buyin a stairway to hea-ven...


Nenhum comentário:

Postar um comentário