16 de ago. de 2005

Soltando o Russo

Andei procurando pela internet uma definição mais arrumadinha para "dinamização", mas não encontrei nada, então vou falar um pouco sobre o processo, do meu jeito mesmo e do jeito que tem sido para mim.....
Bom, a dinamização nada mais é do que soltar as hastes do ilizarov e com isso diminuir a tensão dos fios e do conjunto todo, fazendo com que a perna e o osso vão se acostumando com a idéia de viver sem o fixador.....deu pra entender? Não sei se todas as pessoas passam por essa fase, acho que tem casos onde o lizzie sai sem que seja feita a dinamização, mas chegar aqui, apesar da eventual dor é maravilhoso, um sinal de que o osso está endurecendo e se Deus quiser em breve estará ok!
Ao todo, meu ilizarov tem 8 hastes, 4 entre o 1° e o 2° anel e 4 entre o 2° e o 3° anel - na verdade o que mais tem aqui é anel, porca, pino, etc, já falei tanto em anel esses dias que estou me sentindo o próprio Frodo!! - e tem um esquema para soltá-las, fiquei um mês soltando apenas 2 e desde a semana passada fui promovida para 4.....2 em cada anel. Segundo meu doc, o próximo passo será soltar as 8 e depois.....dedos cruzados, toc toc toc, bate na madeira, lizzie free!!!

No primeiro dia foi tudo ok, sem dor nenhuma, e mesmo sem ter tirado parte alguma da gaiola, é incrível como só de soltar 4 hastes já dá uma sensação diferente na perna, juro que já parecia mais leve, parece que até a sensibilidade melhorou. Só dá um pouco de aflição essas coisas sacudindo qdo mexo a perna!!
Mas obviamente, alguma hora ia doer......e foi no segundo dia, PQP, doeu mtoooo! Fisgava nervo, puxava músculo, meu joelho até latejava, terrível. Tudo bem que eu tinha conversado com o Dr. Fabian, já sabia o que esperar, e que, mais uma vez, era normal doer um pouco, mas mesmo assim é um tanto frustrante sentir dor, principalmente numa fase onde as dores, qdo acontecem, são bem lights e administráveis. Mas mudei a combinação das hastes e agora sinto apenas umas dores bobinhas de vez em quando.....olha que beleza.....

È como eu disse pra minha amiga Lili essa semana, estou me sentindo igual à antiga goleta dela da época da facu, tudo aqui sacode e faz barulho!!!

Fui!!!


Soundtrack:
"Cosy in the rocket" - Psapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário