17 de mai. de 2004

Dúvidas existenciais.....

Hoje pela manhã, estava assistindo uma das mil reprises do programa Saia Justa e fiquei muito pensativa, pois elas começaram a conversar sobre perdão, "esqueletos no armário", e outras cositas profundas... devo dizer que fiquei viciada nessa 4 malucas, e estou super chateada com a saída da Rita Lee do programa, acho que será impossível achar uma substituta à altura, que mantenha a harmonia do programa, mas enfim....vamos ver o que rola, né?
Bom, num dado momento, a conversa começou a fluir para esse lado da capacidade ou não do ser humano de perdoar as pessoas, da diferença entre perdoar realmente e esquecer algum fato que te incomoda muito, causado por outro ser humano. Quando existe o perdão, você consegue pensar na pessoa e no motivo que te angustiava, porém sem te causar nenhuma reação negativa, tipo, raiva, adrenalina, etc. Isso é um ato sublime, pois ninguém ensina como perdoar, vc tem que usar do seu bom senso, da sua força interior para realmente ser bem sucedida no ato de perdoar. O oposto disso seria justamente os esqueletos no armário, que a gente esconde lá dentro, tranca a porta e pensa que eles não voltam pra assombrar, mas são eles que justamente nos acordam sobressaltados 3:30 da madrugada, com a garganta seca, as mãos suando, ou seja, estão mais vivos do que nunca, louquinhos pra nos perturbar....esses, correspondem àquelas pessoas que nos atingem de tal forma, que a simples lembrança do rosto da pessoa desencadeia um processo tóxico e nocivo pra gente. Que atinge o mais profundo canto da nossa alma. E aí, de onde tirar força pra perdoar essa pessoa? Como esquecer o mal que ela nos causou? Sim, por que enquanto a gente ficar com esse sentimento ruim dentro da gente, vem uma sensação de falta de moral pra encarar o mundo e viver. Tipo, quem sou eu pra falar tal coisa, pra pensar de tal modo, se não consigo resolver tal coisa dentro de mim mesma?
De repente me dei conta que as pessoas hoje em dia falam muito em esquecer as coisas, para acabar logo com esse processo de perdoar, passam por cima, deixam quieto, mas o fato ta ali, mais vivo do que nunca, assombrando a mente. E isso vem tornando as pessoas muito frias, distantes nas relações, sejam essas relações de qqr tipo, pois a emoção fica armazenada, a raiva não é "curada". Nada é esquecido.
Tudo isso por que estou passando por um processo de "auto-análise"(tempo sobrando dá nisso), onde diariamente avalio que tipo de pessoa eu devo ser, para ajudar as pessoas e me ajudar também, ser uma pessoa melhor após o acidente, sofrer algum tipo de transformação que me faça ser um ser humano melhor, mas fico extremamente frustrada, quando percebo que não consigo me perdoar e perdoar os envolvidos no acidente. Como esquecer todo o sofrimento pelo qual venho passando? Como ficar bem, sabendo que o motorista do carro não teve um arranhão sequer? Aí vem a culpa, tipo, será que eu ficaria melhor se o cara tivesse se arrebentado todo? Como fazer pra todo esse esqueleto enorme sair do armário numa boa? Isso me perturba, me destrói dia após dia. Que direito eu tenho de falar pras pessoas sobre união pra um mundo melhor se eu não consigo perdoar? Admiro profundamente as pessoas que aparecem na mídia, após sofrer uma tragédia, e dizem estar bem, perdoar o assassino do filho, o seqüestrador....eu não consegui ainda, espero um dia ficar numa boa com tudo isso.
Por isso, quero que fique muito claro que eu não tenho pretensão de corrigir ninguém, convencer ninguém de que uma ou outra atitude é correta, quero apenas mostrar a minha realidade, o que acontece na minha nova vida pós-acidente, e que, conversando com várias pessoas que passam por uma situação parecida com a minha, é mais ou menos assim que rola.....fazer as pessoas "normais" abrirem os olhos e entenderem melhor os medos e frustrações de quem passa por alguma barra assim.....só isso....no big deal....
Chega de deprê!!!

E por que hoje é domingo(era quando eu postei, mas fui arrumar uma burrada, não consegui, então eis o post na segundona de novo!!), vou mandar umas dicas de joguinhos muito legais pra vcs. Esses dos pingüins são uma mania no grupo de ilizarov que eu participo, a gente sempre faz uns desafios, umas bobagens assim, mas são muito fofy, recomendo. Vc pode jogar on line ou baixar o joguinho pro seu pc, entra lá no Yetisports, e divirta-se!!! Ah, eu tenho uma versão meio sangrenta, de zoeira, do primeiro jogo, se alguém quiser, posso mandar, é só dar um toque, ok?
Outro desafio que eu faço é se alguém consegue sair desse quarto no Crimsom Room. É um desafio pessoal que faço. Quem conseguir, a continuação do jogo está nesse site também, é o Viridiam Room, mas já adianto que é mais difícil....hahaha...

Fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário